Inspirações

Uma em cada 7 crianças, não tem comida suficiente para sobreviver. O seu telefone pode mudar esta realidade.

video

Quantas vezes por dia ouve falar da sua alimentação ou dos hábitos alimentares daqueles que o rodeiam? Enquanto nos países desenvolvidos as comidas milagrosas e os alimentos mais saudáveis do mercado são tópico de conversa diária, há milhões de crianças pelo mundo (1 em cada 7, para sermos exatos) que não se podem sequer dar ao luxo de comer três vezes ao dia, quanto mais pensar na qualidade dos alimentos que ingerem.

A fome mundial é um flagelo que afeta a humanidade há anos e anos, mas graças aos avanços tecnológicos e a programas de combate à fome, como o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, este é um problema cada vez mais fácil de controlar.

Em junho deste ano foi lançada a Share The Meal – uma aplicação para iOS e Android – que prevê precisamente ajudar o Programa Alimentar Mundial e permitir a qualquer pessoa fazer a sua parte e dar o seu donativo, sem ter de se desviar da sua rotina habitual. E face ao preço que se paga por alimentar uma criança durante um dia inteiro, é inacreditável que ainda haja fome neste planeta!

Como em tantas outras aplicações que temos nos nossos telefones, esta é de download gratuito e apenas lhe pede que selecione uma opção de pagamento (refeição única, semanal ou mensal) e o montante a doar.

“As pessoas usam os smartphones para comprar livros, ir à mercearia e pagar as rendas. Então porque não usá-los como uma forma de ajudar o próximo? A ideia da ShareTheMeal é simples, e é precisamente por isso que funciona. Nós podemos fazer o crowdfunding avançar para o século XXI. Esta é uma ferramenta de “crowdsolve” (“resolver juntos”) a fome mundial.” diz Sebastian Stricker, fundador da aplicação.

Quando a doação é feita, o utilizador recebe uma fotografia e informação no seu telefone acerca de uma das pessoas que ajudou. Atualmente, as doações estão a ser direcionadas para crianças sírias, refugiadas na Jordânia.

“Estamos atualmente a reunir fundos para alimentar as crianças que fugiram dos conflitos na Síria para a Jordânia. Este é o quinto ano que estão fora das suas casas para muitas destas crianças Sírias e para as suas famílias. Muitas famílias refugiadas precisam de ajuda urgente. O nosso objetivo atual é providenciar refeições escolares a 20.000 crianças Sírias nos campos de refugiados da Jordânia durante um ano inteiro. Com as refeições escolares nós vamos dar-lhes nutrição vital e ajudá-los a focarem-se nos seus estudos, em vez de nos seus estômagos vazios.” declarou o porta-voz da aplicação.

Se pretender fazer download gratuito pode seguir estes links, para Android e para iOS.

Dado que o vídeo apresentado não tem legendas em português, aqui lhe deixamos uma tradução livre do conteúdo:

“Uma em cada 7 crianças não tem comida suficiente para levar uma vida ativa e saudável.

Mas… o que é que é preciso para acabar com a fome no mundo?

Custa 50[USD] cêntimos alimentar uma criança com fome durante um dia inteiro.

A aplicação Share the Meal permite-lhe partilhar as suas refeições com crianças necessitadas. Tudo o que precisa é de 50[USD] cêntimos e um click no seu smartphone.
Quando quiser, onde quer que esteja. O Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas dá as refeições. Nós mostramos-lhe onde as crianças estão e como estamos a progredir.

Agora imagine isto: os utilizadores de smartphone são 22 vezes mais numerosos do que as crianças com fome. Imagine o impacto que você e os seus amigos podem ter…

Juntos podemos acabar com a fome mundial. Nós partilhamos a refeição (ShareTheMeal). E você?

Tente a Share The Meal hoje mesmo.”