Curiosidades

Um copo de água por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

clean-19049_1280Todos sabemos que beber água diariamente é um hábito saudável e que, independentemente da nossa idade, sexo ou profissão, deveríamos seguir religiosamente. O que talvez não soubesse é que beber um ou dois copos de água logo de manhã, antes de comer qualquer outra coisa, pode ter ainda mais benefícios para a sua saúde e para o seu organismo.

Em seguida apresentamos-lhe uma lista simples desses benefícios:

  • Acelera o seu metabolismo. Um copo de água fresca logo pela manhã pode aumentar o seu metabolsimo até 20%, nos primeiros 90 minutos do seu dia.
  • Limpa as toxinas do sistema digestivo. Um copo de água morna pela manhã ajuda a expelir as toxinas. A água, só por si, já ajuda à digestão, ao permitir uma desagregação mais fácil da comida. Esta desagregação é ainda mais facilitada com a água morna. Isto porque ao beber água fria, esta pode endurecer os óleos e gorduras da comida, fazendo com que estas se acumulem em bloco nos intestinos. Com a água morna, esta solidificação não se faz tão rapidamente, pelo que a eliminação destas toxinas é mais rápida.
  • Hidrata o nosso corpo. Depois de uma noite de 7 ou 8 horas de sono, o seu corpo precisa de repor os níveis de hidratação, mesmo que ainda não sinta sede. Só o nosso cérebro, por exemplo, é composto por 75% de água. Ao estarmos desidratados, o nosso cérebro estará a funcionar a seco, por isso experienciamos fadiga, exaustão ou mesmo flutuações de humor.
  • Dá-lhe a sensação de saciamento. Ao preencher o seu estômago com água, vai literalmente ter menos espaço para a comida. E um copo de água morna com limão vai ajudá-lo a dissolver o tecido adiposo e a controlar os desejos [de comida!] devido à pectina do limão. Isto não quer dizer, de forma alguma, que deva beber apenas água e não comer para perder peso. Dietas rigorosas devem sempre ser seguidas por um médico especializado. Mas certamente não encontrará nenhum que lhe diga para não beber água, por isso, bota abaixo!
  • Previne a obstipação. Ao beber pouca água, os seus intestinos não têm o combustível que lhes permite funcionar de forma correcta para eliminar as toxinas e processar a comida. Ao beber água, e principalmente ao beber água morna, vai ajudar os seus intestinos a funcionarem melhor, sendo que a água quente ajuda à desagregação da comida, como referimos anteriormente, e ao relaxamento dos músculos que, em consequência, funcionam melhor.
  • Previne o envelhecimento precoce. A presença das toxinas no nosso corpo pode conduzir ao envelhecimento precoce da pele, pelo que ao ingerir água morna pela manhã e ao livrar o seu corpo destas toxinas, estará a reduzir o número de toxinas que vão prejudicar a sua pele. Ao mesmo tempo, a ingestão de água ajuda à elasticidade da pele, pois ajuda à renovação celular.

boy-drinking-from-bottle-738210_1280

 

Logicamente, a ingestão de água morna deve ser feita com cuidado, já que água a temperaturas altas pode provocar queimaduras perigosas na língua, garganta e esófago. A água morna deve ser tomada a uma temperatura que já não queime, e a água fresca pode ser tomada a qualquer temperatura, tendo atenção aos efeitos adversos anteriormente mencionados, como a solidificação mais rápida dos óleos e gorduras da comida. Qualquer dúvida respeitante à ingestão de água deve ser respondida pelo seu médico de família.

Para saber mais sobre os estudos feitos acerca do consumo da água e dos benefícios a ele associados, consulte a Mayo Clinic ou a US National Library of Medicine.

Fotografias de Pezibear, PublicDomain e inkflo.