Heróis

Tartaruga que perdeu a carapaça num incêndio recebe uma nova vida deste grupo de vingadores.

turtle_2

Freddy, a tartaruga terrestre presente nas fotografias, sobreviveu a um incêndio florestal no Brasil, no qual perdeu grande parte da sua carapaça. Como se isso não bastasse, Freddy apanhou duas pneumonias e ficou 45 dias sem comer, após o incidente!

Mas graças à ajuda dos Animal Avengers (Vingadores dos Animais, em português), Freddy recebeu uma carapaça nova.

turtle_4

A equipa de voluntários – composta por cinco cirurgiões, um dos quais oral, e um designer – criou a primeira carapaça integral feita através da tecnologia da impressão 3D.

Cícero Moraes criou a carapaça, usando um programa de computador e um modelo de carapaça de outra tartaruga terrestre, e o Dr Paulo Miamoto fez a impressão em 3D.

turtle_01

A carapaça foi impressa em 4 partes, que depois se uniram como se de um puzzle se tratasse. O plástico impresso foi feito à base de milho e depois de uma primeira prova no animal, foi pintado à mão para ficar com um ar mais natural.

turtle_3

Yuri Caldeira, um artista plástico local, ofereceu-se para fazer as pinturas e assim dar uma nova casa a este pobre animal.

turtle_5

Além da sua casa ambulante, Freddy ganhou literalmente uma nova casa, já que passou a viver com um dos veterinários que integrava a equipa de Vingadores!

turtle_6

 

Fotografias retiradas do vídeo da Inside Edition.