Inspirações

Sem sair da escola, ela passou de professora de jardim de infância a milionária, em pouco mais de um ano.

video

Se é, ou conhece quem seja, professor de jardim de infância ou escola primária provavelmente sabe que os salários nesta profissão são muito baixos. A maioria dos professores trabalha na área porque é o que gosta de fazer, independentemente do dinheiro que daí tira. Mas a verdade é que se perguntar a qualquer professor que encontrar, raro será o que lhe vai dizer que está absolutamente satisfeito com o dinheiro que traz para casa ao final do mês.

E esta situação não se limita aos países de língua portuguesa, como o Brasil ou Portugal. Também nos Estados Unidos, muitos são os professores que lutam por conseguir chegar ao final do mês com o que ganham na escola.

Deanna Jump é uma dessas professoras. Ou era… Vivendo cada mês a olhar para os cêntimos que tinha na carteira para ir às compras, Deanna não sabia bem como contornar o problema, visto que a sua profissão tomava todo o tempo da sua semana. Como tantos outros professores, Deanna partilhava os seus materiais com colegas e foi assim que, um dia, surgiu a ideia que veio a revolucionar a sua vida: um dos seus colegas perguntou-lhe “Porque é que não partilhas os teus materiais no Teachers Pay Teachers?”

Teachers Pay Teachers é uma plataforma onde os professores podem comprar, e vender, materiais didáticos criados por eles mesmos.

Diana começou assim, a pouco e pouco, a colocar os materiais que criava, incluindo planos de aula, na plataforma, mas no primeiro ano só fez 300 dólares. Desanimada, conversou com o marido, que a motivou a fazer o mesmo por mais um ano apenas. E foi então que tudo aconteceu. Os materiais de Deanna foram mencionados num influente blog de educação estado-unidense e de repente os pedidos para os seus materiais começaram a jorrar na sua caixa de emails.

Hoje em dia, Deanna faz perto de 1 milhão de dólares por ano, só em vendas na plataforma. Para ajudar ao marketing, ela criou um blog, página de facebook e pinterest, onde partilha as novidades que estão para sair. Ela é, sem dúvida alguma, uma excelente fonte de inspiração para os milhares de professores que amam a sua profissão, mas que não são devidamente reconhecidos e compensados pelo esforço!