Curiosidades/ Inspirações

Ronaldo e Messi ajudam a limpar as ruas de Londres, nesta inovadora campanha.

Já alguma vez pensou na quantidade de beatas e pastilhas elásticas que existem espalhadas pelo chão da sua cidade? Provavelmente, muitas mais do que imagina!

Com esta questão em mente, uma organização inglesa decidiu consciencializar a população londrina e, como consequência, eliminar estes dois agentes poluentes das ruas da cidade. A Hubbub, nome dado à organização, é uma rede de plataformas de crowdfunding cujo objectivo é trazer visibilidade a projectos do sector da educação e das associações sem fins lucrativos – com especial enfoque nas iniciativas de carácter social e ambiental.

Fotografia de Neo

Fotografia de @_maditla

Para o efeito, a Hubbub colocou diversos contentores nas ruas da cidade de Londres, com uma simples questão: “Quem é o melhor jogador do mundo?”. Os contentores apresentavam duas divisórias, uma para Cristiano Ronaldo e outra para Leonel Messi. Para responder, tudo o que os cidadãos têm de fazer é colocar a sua beata no compartimento respectivo.

Semelhante a estes, foram criados ainda outros contentores com a pergunta: “Quem é que vai ganhar a quinta partida de críquete no estádio The Oval?” e com duas respostas possíveis – Inglaterra e Austrália.

twitter_riza

Fotografia de @rssems

Ao colocar as beatas para votar na equipa, ou jogador, preferido os cidadãos são ainda brindados com uma música.

Mas e as pastilhas? Para essas, foram colocados vários painéis com pequenas cruzinhas que compõem uma figura – ao estilo daqueles jogos de números que as crianças têm de unir para descobrir o desenho escondido. Nestes cartazes, os cidadãos são convidados a colocar as pastilhas usadas nos pontos marcados com as cruzes, para compor a figura e, no final, surgir a imagem “escondida”. Esses cartazes também têm perguntas, como “Quanto custa remover todas as pastilhas do chão da cidade?” ou factos relacionados com o depósito de pastilhas nos passeios londrinos.

Fotografia de @Design_Week

Fotografia de @Design_Week

Esta estará presente pelas ruas de Londres até ao final do próximo mês de outubro.

Fotografia de capa retirada deste vídeo.