Curiosidades

Porque Portugal foi o país mais verde da Europa durante 107 horas.

Foi no início do mês de Maio que Portugal bateu um dos melhores recordes que há para bater – o maior número de horas seguidas sem utilizar energias poluidoras.

Ao longo de 4 dias, o país produziu energia suficiente para suprir todas as necessidades da população, através das infraestruturas construídas nos últimos anos que permitem captar energia do vento, do sol e da água.

eolica

Fotografia de meineresterampe

Este grandioso feito surge no seguimento da diretiva lançada pela UE de que até 2020 os países membros devem assegurar pelo menos 20% de energias renováveis, sendo que para Portugal este número subia aos 31%.

solar

Fotografia de lenulenac

Este não é o primeiro país Europeu a conseguir produzir energia sem qualquer recurso a combustíveis fóssies, como o carvão ou o gás natural, mas foi até à data aquele que assegurou um consumo integral de electricidade durante mais tempo.

hidroeletrica

Fotografia de russmac

Durante 107 horas, Portugal distinguiu-se dos restantes países europeus, elevando a fasquia e mostrando que “pode ser mais ambicioso”, segundo a análise da Associação Sistema Terrestre Sustentável em parceria com a Associação Portuguesa de Energias Renováveis.

A utilização a 100% deste tipo de energias renováveis traduz-se numa enorme redução das emissões de gases que provocam o efeito de estufa, o aquecimento global e as daí decorrentes alterações climáticas.

A nosso ver, isso são excelentes notícias!

Foto de capa de Andi_Graf