Inspirações

Patrick e Harry são seguramente os companheiros de casa mais peculiares que já viu.

video

Patrick e Harry não são uns companheiros de casa quaisquer. São em tudo diferentes, começando pelas suas idades. Patrick é um estudante de 27 anos e Harry um reformado com 89 anos. Mas no entanto partilham o espaço em que vivem e dão-se lindamente bem. Aliás, dizem ambos, que entre eles se formou já uma amizade e que fazem tudo o que puderem um pelo outro.

Eles vivem ambos no lar da Humanitas, em Deventer na Holanda. A Humanitas oferece a hipóteses a jovens estudantes de viverem nos seus lares gratuitamente, desde que passem pelo menos um total de 30 horas mensais a socializar com os utentes, mais velhos e muitos deles reformados, dos lares.

Patrick, que vivia com a mãe até decidir dar este passo, diz que ao início pensou ajudar só um pouco. Mas que com o tempo foi desenvolvendo relações muito mais profundas com as pessoas do lar do que ele esperava.

Neste momento há já 5 estudantes a viver gratuitamente na Humanitas e as lições de vida são incontáveis. Para Patrick, a principal lição foi que quanto mais tempo passa neste local, mais próximo da morte está. Mas encara-a hoje em dia com mais naturalidade e como algo que faz de facto parte da vida.