Curiosidades

Para reduzir o número de acidentes, esta companhia criou os primeiros túneis para tartarugas.

Nada causa mais desconforto e sofrimento do que um acidente que vitimiza pessoas ou animais. Principalmente quando esse acidente pode ser facilmente evitado, com a dose certa de engenharia e planeamento.

E o Japão tinha um problema deste género. Com alguma frequência, os serviços de transporte ferroviário tinham atrasos, ou mesmo acidentes com os seus veículos, devido à presença de tartarugas nas linhas de comboio! Os pequenos animais, ao atravessarem as linhas de caminhos de ferro, ficavam frequentemente presos nos nós de mudança de direção, que não conseguiam então fazer a sua função devido à carapaça das tartarugas, que os impedia de fechar.

tartarugas_tuneis_protecao_2

Fotografia de Suma Aqualife Park

Isto, logicamente, provocava também diversas mortes de tartarugas que acabavam por ser esmagadas pelos comboios aquando da sua passagem.

Para evitar estas situações, e melhorar a experiência tanto para os utentes dos serviços de transporte quanto para as tartarugas, a Companhia de Caminhos de Ferro do Oeste do Japão juntou-se ao Parque Suma Aqualife, em Kobe, para criar os primeiros túneis para tartarugas. Estes situam-se diretamente abaixo das linhas de comboio e permitem uma travessia segura, e mais rápida, para os simpáticos bichos.

tartarugas_tuneis_protecao

Fotografia de Suma Aqualife Park

E a solução parece estar a funcionar, já que desde a sua implementação deste sistema, em abril deste ano, já foram avistadas mais de 10 tartarugas a usar os túneis!

Fotografia de capa de tracyhammond