Inspirações

Os trocos da sua última viagem podem mudar a vida deles. Nós explicamos-lhe como.

children-82272_1280

Quantas vezes já voltou de viagem e pensou no que deveria fazer aos troquinhos que ainda traz consigo, mas que já não têm valor suficiente para serem trocados pela moeda do seu país? Pois bem, a solução para esse “problema” existe há quase 30 anos – e o melhor é que com ela pode vir a ajudar muitas crianças pelo mundo fora!

A UNICEF – organização mundial que se dedica a garantir a defesa dos direitos das crianças em todo o mundo – criou, em 1987, uma parceria com diversas companhias aéreas, que se desenvolve através do projeto “Change for Good”. Esse projeto consiste na recolha dos tais troquinhos em moeda estrangeira que já não vão ser utilizados, durante a viagem de avião, e na posterior conversão dos mesmos em materiais e serviços essenciais para crianças carenciadas. Desde o começo da iniciativa o programa já arrecadou mais de 140 milhões de dólares, distribuindo-os pelos vários projetos criados pela agência das Nações Unidas.

[bctt tweet=”O ‘Change for Good’ consiste na recolha de trocos da sua viagem e na sua doação a projetos da UNICEF.”]

Atualmente as companhias que cooperam com a UNICEF para este projeto são: Aer Lingus, Alitalia, All Nippon Airways (ANA), American Airlines, Asiana Airlines, Cathay Pacific, EasyJet, Hainan Airlines, Finnair, JAL, LAN Peru e QANTAS. Nos voos internacionais, e por vezes nos domésticos, destas companhias são apresentados vídeos explicativos que informam os passageiros acerca deste projeto. Os assistentes de bordo distribuem depois envelopes onde os passageiros podem colocar as suas doações e no final do voo os fundos arrecadados são reencaminhados para o Comité Nacional da UNICEF, para serem posteriormente distribuídos pelos vários projetos, em mais de 150 países.

burkina-254158_1280

Depois de ter viajado num avião da American Airlines, Inês Ferrão – sobre quem já escrevemos aqui – lembrou-se de pedir ajuda para que a iniciativa se espalhasse a mais companhias aéreas e diz-lhe como o poderá fazer:

«(…) Considero que faz todo o sentido estabelecer o mesmo tipo de parceria em Portugal através da TAP e UNICEF PT. Assim peço-vos que escrevam o seguinte texto a enviar para info@unicef.pt e comunicacaoimagem.ta@tap.pt :

“Boa tarde, chamo-me (nome) e venho por este meio apoiar a necessidade de estabelecer um programa semelhante ao Change For Good (http://tinyurl.com/ocnqcez ; http://tinyurl.com/ngstb5h) da American Airlines em parceria com a UNICEF na TAP Portugal. Ficaria feliz se pudessem analisar a questão em causa e dar feedback sobre a viabilidade da mesma.”

Por favor enviem e PARTILHEM MUITO com amigos/familiares/colegas. É uma brilhante forma de poder fazer parte de um movimento positivo, mesmo que à distância!»

Esta é sem dúvida uma iniciativa que queremos apoiar e que esperamos que chegue a muitas pessoas, para que juntos possamos fazer a diferença!

Para mais informações sobre o projeto poderá consultar a página da UNICEF.

Fotografias de drkiranhania e Mcubus.