Curiosidades

O que vai encontrar nesta biblioteca não são livros, mas certamente vai dar aso a muitas histórias.

video

A biblioteca da Câmara Municipal de Dona Ana em Las Cruzes, no Novo México (EUA) é certamente uma das bibliotecas mais diferentes que alguma vez terá conhecido.
Na receção do edifício encontra Becky Garcia, a responsável pela entrada e saída das pessoas que frequentam a biblioteca. Já lá dentro, nas prateleiras o que encontra não são livros, mas sim gatinhos.

[bctt tweet=”Já lá dentro, o que encontra não são livros, mas sim gatinhos.”]

A iniciativa começou quando alguns empregados da Câmara criaram uma pequena gaiola, onde matinham alguns dos animais de um Gatil da zona. A ideia era que os funcionários da instituição pudessem ter acesso aos gatos e com eles passassem pequenos momentos de pausa e descontração, ao mesmo tempo que se criavam laços e se potenciava a adopção destes bichanos.

[bctt tweet=”A ideia era que pudessem ter acesso aos gatos, enquanto criavam laços e se potenciava a adopção destes bichanos.”]

Os próprios funcionários dizem que, apesar da produtividade baixar quando estão com os gatos no escritório, a satisfação que sentem pelo seu trabalho aumentou significativamente depois da iniciativa ter começado.

[bctt tweet=”Sim, eles ajudam-me definitivamente a reduzir o stress. Como poderiam não o fazer, quando são tão fofos?”]

“Sim, eles ajudam-me definitivamente a reduzir o stress. Como poderiam não o fazer, quando são tão fofos?” – diz uma das mais assíduas frequentadoras da bilbioteca, Angela Roperson.

Atualmente mais de 100 gatos foram já adotados através desta iniciativa, o que demonstra que a ideia tem pernas para andar e que poderá ser adaptada para outras bibliotecas, para outros países e, quem sabe, com outros animais.