Emoções, Heróis

O poder da terapia assistida por animais, traduzido num vídeo que o vai fazer sorrir e chorar ao mesmo tempo.

video

A terapia assistida por animais é uma intervenção que tem vindo a ganhar mais visibilidade nos últimos anos, tanto em Portugal como noutros países.
Esta é uma técnica de terapêutica que visa promover o bem-estar dos pacientes, tanto a nível emocional/social como a nível físico e, por vezes, até mesmo cognitivo.
Nala é uma caniche que não recebeu qualquer tipo de treino para fazer este trabalho, mas que começou a frequentar diariamente a Casa de Repouso onde o seu dono – Doug – trabalha. Logo no dia em que visitou a casa pela primeira vez, Nala sentiu-se muito à vontade e começou a caminhar pelos corredores e a entrar nos quartos dos habitantes da Casa.
Nala faz-lhes companhia, dá-lhes afeto e a motivação para chegarem a mais um dia. O seu dono, Doug, acredita que ela está a fazer o papel que lhe foi concedido por Deus e os próprios utentes da Casa dizem que ela é o seu anjinho.
Nala tem uma apetência especial para reconhecer os caminhos a seguir, é ela que define qual é o(a) paciente que vai ver em seguida e quanto tempo fica em cada quarto. No caso de uma das pacientes, que faleceu durante um dos dias em que era feita a gravação deste vídeo, Nala entrou no seu quarto e lá ficou sentada até que o inevitável acontecesse. Os enfermeiros dizem que não sabem se os cães pressentem a morte, mas que Nala sabia o que tinha de ser feito.
Para os utentes da Casa, Nala é um verdadeiro presente caído do céu.