Inspirações

O governo mexicano pediu a este grupo de graffiters que pintasse um bairro. E o resultado deixou todos de boca aberta.

Quantas vezes não olhou já para a sua cidade e pensou que os prédios, ou casas, precisavam de uma pintura mais bonita?

Não será difícil compreender que quanto mais bem cuidada está a zona onde vivemos, maior é a probabilidade de ela se manter segura e agradável. Há aliás uma teoria que explica precisamente este comportamento – a Teoria das Janelas Partidas.

Com esta teoria em mente, o governo mexicano pediu ao grupo de arte alternativa Germen Crew, especializados em murais e graffiti, que pintassem um bairro com 209 casas.

Fotografia de Germen Crew

Fotografia de Germen Crew

Sabemos o que provavelmente está a pensar. Os graffiters são normalmente vistos como vândalos, cujo único objectivo é destruir propriedade alheia. Mas podemos garantir-lhe que esta assunção está errada. E este é o melhor exemplo que lhe podemos dar para comprovar.

O objectivo deste projecto era reabilitar o bairro de Palmitas, melhorando a sua imagem e inspirando a juventude local a respeitar o seu património. E o resultado foi um arco-íris com uma área de 19.974m2, cujas cores enchem o bairro desde o chão das casas até aos telhados.

Fotografia de Germen Crew

Fotografia de Germen Crew

Para a realização deste feito, o grupo pediu a colaboração de toda a comunidade, para que o espírito bairrista se instalasse logo desde o início do projecto.

E, tal como sugeria a teoria das janelas partidas, desde que foi pintado o bairro tem visto uma diminuição na criminalidade e as mais de 450 famílias que o habitam têm-se sentido mais felizes e mais seguras nas suas casas.

11825724_609619192512985_1000499185035573032_n

Fotografia de Germen Crew

O grupo Germen Crew foi fundado em 2012, e tem como objectivos centrais colocar novamente o México no mapa mundial como um país com uma identidade cultural forte e moderna, e desafiar quaisquer estereótipos contra o país ou as suas gentes.

Como declaram na sua página de facebook: “É nestes conceitos que baseamos as dinâmicas e os conteúdos que desenvolvemos nos nossos projectos, os quais consistem num conjunto de acções que geram um sentimento de pertença, estimulam a convivência e conduzem à criação de património cultural e atracção turística através de dinâmicas que vão desde o graffiti, a pintura mural e os documentários, à recuperação e escrita da história actual, passando por estratégias de participação e integração dos jovens e da comunidade em geral com oficinas e workshops.”

Fotografia de Germen Crew

Fotografia de Germen Crew

E então, ficou giríssimo, não acha?