Saúde e bem-estar

8 razões para não deitar fora as suas sementes de papaia.

Se a papaia já faz parte da sua alimentação, ótimo! Esta é uma das frutas mais saudáveis que pode comer, graças às vitaminas que a compõem – vitamina A, C e K.

809587 / Pixabay

Mas o que talvez não sabia era que as sementes da própria fruta são também excelentes para a sua saúde. Por isso reunimos algumas ideias de como as usar, bem como uma lista dos benefícios que pode obter através do seu consumo.

Mas antes de mais deixamos-lhe uma advertência: caso sofra de alguma doença cardíaca, hepática* ou gástrica, consulte o seu médico antes de começar a utilizar as sementes de papaia como remédio natural. Para grávidas ou lactantes estas sementes e a fruta verde podem tornar-se perigosas, pelo que também é necessária precaução e aconselhamento médico antes da sua ingestão.

[bctt tweet=”As sementes de papaia ajudam a tornar a carne mais macia.”]

Usar as sementes como substituto da pimenta:

  1. Com um pilão, esmagar as sementes até obter um pó fino.
  2. Em alternativa, pode colocar as sementes secas no moinho de pimenta e usá-las assim mesmo.
  3. Temperar a carne com as sementes, como faria com pimenta, e deixar a marinar por uma hora antes de cozinhar.
  4. Cobrir um bife com as sementes moídas, para obter o efeito da crosta de pimenta.

mikadago / Pixabay

As sementes de papaia funcionam como um substituto para a pimenta, e pode mesmo usá-las nas mesmas proporções.

O sabor não é exatamente igual ao da pimenta, sendo mais parecido a uma mistura entre pimenta e mostarda, mas se for usado na mesma quantidade a diferença é mínima.

Para melhores resultados é preferível utilizar sementes frescas, em vez de sementes que foram moídas há já algum tempo.

Além de dar sabor à comida, as sementes de papaia ajudam a tornar a carne mais macia, devido à enzima papaína que desfaz as fibras da carne.

Possíveis benefícios para a saúde:

  1. Ajudam a libertar o corpo de parasitas, graças à enzima papaína.
  2. Normalizam a flora do trato intestinal, tornando-o menos agradável a vermes e outros parasitas.
  3. *Ajudam na limpeza e desintoxicação do fígado – pacientes com cirrose hepática têm mostrado melhorias na função deste órgão depois de ingerirem sementes de papaia misturadas com sumo de lima.
  4. Previnem e ajudam a combater as intoxicações alimentares, devido aos efeitos anti-bacterianos e anti-inflamatórios que combatem E-coli, Salmonella, Staphylococcus e outras infeções bacterianas.

Com estes benefícios em mente, repetimos que há algumas precauções a ter antes de iniciar tratamentos com estas sementes, pelo que deve sempre consultar o seu médico e debater com ele os efeitos secundários que poderá sofrer.

Fotografias de Nightowlrise-a-mui e byrev.