Inspirações

Novo documentário mostra porque o Começo da Vida é a altura mais importante para nós.

“O começo da vida” é uma longa metragem da autoria de Estela Renner que está neste momento em cartaz nos cinemas do Brasil e que já anda a encantar o mundo através deste teaser.

A ideia partiu de um convite da Fundação Maria Cecília Souto Vidagal para a Maria Farinha, sobre um filme sobre a primeira infância. O foco era a importância dos primeiros anos de vida de uma pessoa e o impacto que estes têm para o desenvolvimento pessoal de cada um.

Estela Renner, a diretora do filme, aceitou o convite e criou esta longa metragem a partir de relatos e artigos de neurologistas, pediatras, pedagogos, psiquiatras e muitos outros especialistas nesta fase etária.

A mensagem essencial que a autora deste filme quis passar é a que recebeu de todos os especialistas consultados: a criança forma-se não só a partir da sua carga genética mas também a partir das interações que tem com o mundo que a rodeia.

Mas “O que são estas «interações»?”, perguntava-se Estela. Estariam os especialistas falando de amor? Do pai e da mãe?

E no fundo é tudo isso: o pai, a mãe, a natureza, os abraços, o amor, o silêncio, a brincadeira, as descobertas, o contacto real com o mundo, com os objetos, com as texturas. Tudo.

E foi isto que Estela Renner e Maria Farinha refletiram nesta longa metragem. O tom inspirador e motivador para o futuro foi feito com o propósito de dar a todos aqueles que o vêem o poder e a força de transformar este nosso mundo, em algo muito melhor. “Porque o poder está em todos nós, está na gente.” – diz a diretora.

Para saber onde assistir a este filme, basta visitar o site do projeto e conferir as diversas salas, no Brasil, onde o filme já está em exibição.

Para Portugal, ainda não há data prevista para a publicação, mas resta-nos esperar que não demore muito!