Inspirações

No telhado deste shopping os seus restos de comida são transformados em novos alimentos.

video

O desperdício de comida é um problema que tem vindo a ser discutido desde há vários anos, e para o qual têm sido criadas diversas soluções alternativas.

Uma delas é esta. Num centro comercial no Brasil, na zona oeste de São Paulo, o Eldorado Shopping está a marcar a diferença. No cimo do edifício foi construído um telhado verde, que é adubado pelos restos de comida deixados pelos clientes na zona da restauração. Um telhado verde, como o nome indica, é um telhado que está coberto por uma horta que, neste caso, tem cerca de 1000m2 de área.

Além do reaproveitamento de comida, outra das vantagens do telhado verde é que regula a temperatura interna do shopping, reduzindo assim os gastos em refrigeração – que além de desperdiçar cerca de cem mil litros de água por dia, era responsável pela emissão de quantidades consideráveis de carbono para a atmosfera.

Graças a um sistema de compostagem que reutiliza os restos de comida deixados nos restaurantes, o shopping consegue transformar 25% das 300 toneladas de lixo produzidas diariamente em composto orgânico. De forma a acelerar o processo de decomposição do lixo, que de outra forma seria muito lento, o shopping utiliza um sistema de catalisadores.

Os trabalhadores do próprio shopping, que trabalham também no telhado verde, recebem uma parte dos vegetais produzidos. Na opinião deles, não só têm produtos naturais, como são gratuitos, que é a melhor parte!

Uma excelente iniciativa, que deveria ser replicada por todo o mundo!