Emoções, Heróis

Apesar de os estudar há tanto tempo, nem Jane Goodall podia prever a reação que esta chimpanzé teve ao ser libertada.

video

A reação desta chimpanzé ao ser libertada depois de vários anos em cativeiro inspira qualquer um…

Wounda é uma chimpanzé que foi resgatada por membros do Centro de Reabilitação de Chimpanzés de Tchimpounga, na República do Congo, depois de ter sido encontrada às portas da morte. (Aliás, o seu nome derivou do seu estado, pois Wounda significa “perto de morrer”.) Já no centro, foi tratada pela Dra Rebeca Atencia que, segundo Jane Goodall, a trouxe “de volta à vida”.

O Centro de Reabilitação, gerido pela Dra Rebeca, foi fundado em 1992 e serve como santuário para mais de 160 chimpanzés que foram abandonados ou que estão orfãos, refugiando-os assim do comércio ilegal de carne e do tráfico de animais selvagens.

Depois de vários anos de recuperação no santuário, Wounda ficou finalmente apta para ser posta novamente em liberdade em Junho de 2013. Ela foi transportada de barco para a ilha de Tchindzoulou, juntamente com a Dra Jane Goodall e a Dra Rebeca, onde já tinham sido libertados outros 14 chimpanzés.

O que aconteceu depois da jaula ter sido aberta pelos voluntários, foi pura ternura. Para perceber do que falamos, tem mesmo de ver o vídeo, porque não há palavras suficientes para transmitir a emoção desse momento.