Heróis

Graças a este produtor musical, as pessoas com deficiência física vão poder seguir os seus sonhos.

video

Vahakn Matossian é o dono da empresa “Human instruments” (“Instrumentos Humanos” em português), que fabrica insrumentos musicais acessíveis a todas as pessoas, com ou sem deficiência física.

[bctt tweet=”Vahakn quer possibilitar carreiras musicais a todos aqueles que amam a arte.”]

Vahakn cresceu numa casa onde se vivia e respirava música – o seu pai era compositor – e foi daí que veio a sua paixão pelas melodias, pela física do som e pelo funcionamento dos instrumentos. Formou-se em música e design de produtos, o que lhe permitiu fazer a sua carreira a construir ferramentas que lutam contra a segregação de pessoas com deficiências físicas no mundo da música. Através dos instrumentos que produz, Vahakn quer possibilitar carreiras musicais a todos aqueles que amam a arte, independentemente das suas limitações motoras.

Através de pequenas capacidades motoras como o sopro, a sucção, a mobilidade dos dedos, mãos, braços ou pernas, estas pessoas podem produzir movimentos em instrumentos adaptados que lhe permitem criar notas musicais.

John Kelly é um dos artistas que trabalha com Vahakn e a sua equipa para desenvolver estes instrumentos. Começou por aprender a tocar piano quando era pequeno e rapidamente passou para o trompete, que apenas lhe exigia a utilização de três dedos. Mas para John, o teclado produzido pela Human Instruments permitiu-lhe tocar notas mais longas do que alguma vez tinha conseguido fazer, com apenas um dedo.

[bctt tweet=”Este teclado permitiu-lhe tocar notas mais longas, com apenas um dedo.”]

O instrumento foi já testado por vários músicos, para controlo de qualidade e adaptação a múltiplas necessidades.

O instrumento é composto por várias componentes, uma das quais é tinta elétrica, que conduz os impulsos ao sensor principal – que por sua vez acaba por funcionar como o “cérebro” do instrumento.

[bctt tweet=”O instrumento é composto por várias componentes, uma das quais é tinta elétrica.”]

Todas as músicas que ouve durante o vídeo foram criadas por este instrumento, de onde se prova que a qualidade de som não fica comprometida por se adaptarem instrumentos tradicionais a todo o tipo de necessidades.

Para ler o artigo original, visite a Makezine.