Saúde e bem-estar

Genial! Não fazia ideia porque é que devíamos guardar os caroços de abacate!

Certamente já ouviu falar do abacate. Se calhar até já o provou e adorou!

O gosto e a textura desta fruta não são consensuais, pois são bastante peculiares, mas este é certamente um dos ingredientes mais saudáveis que pode adicionar à sua dieta e cuidados diários.

Em seguida explicamos porquê:

  1. O abacate é particularmente rico em antioxidantes, que fortalecem o sistema imunitário e ajudam a retardar o envelhecimento da pele, polifenóis e a sua semente está carregada de fibras solúveis, que são importantes para os doentes cardíacos, já que previnem o aparecimento de doenças cardiovasculares, ajudam a reduzir o colesterol e o risco de enfartes.
  2. É nela também que se encontra a maior concentração de antioxidantes, pelo que o óleo da semente de abacate é um dos melhores para a nossa saúde. Este ativa a produção de colagéneo, o que faz com que seja um excelente remédio caseiro contra rugas, pele pouco elástica e crescimento lento do cabelo.
  3. Graças aos componentes fenólicos que contém, a semente de abacate é um excelente remédio caseiro para úlceras, doenças virais e bacterianas e inflamações do trato Gastrointestinal, sendo mesmo utilizada para tratar a disenteria, na América do Sul.
  4. Também contém flavonóis, que previnem o crescimento de tumores, e tem capacidades anti-inflamatórias, melhorando os sintomas de artrites e outros problemas nas articulações.
  5. A semente apresenta ainda níveis de potássio bastante significativos, contudo estudos comprovam que os níveis baixam à medida que a fruta amadurece, pelo que se vai usar a semente pelos benefícios do potássio, deverá fazê-lo com uma semente de uma planta ainda verde.

[bctt tweet=”O óleo da semente de abacate é um dos melhores para a nossa saúde. “]

Como usar a semente de abacate?

  1. Pode secá-las, triturá-las e utilizá-las como exfoliante numa máscara caseira;
  2. Pode triturar as sementes e adicioná-las a um batido;
  3. Pode fazer chá de semente de abacate;
  4. Pode ralá-la e espessar um molho com as raspas;
  5. Pode fazer um líquido com álcool e pedaços da semente, que depois de uma semana a repousar serve de tintura para articulações e pontos doridos.

Atenção: Devido ao gosto amargo que tem, a semente deve ser retirada da membrana castanha que a envolve e depois utilizada em pequenas quantidades até que a pessoa se habitue ao sabor. Devido ao efeito complexante dos polifenóis, que diminuem a capacidade de absorção de ferro, a ingestão da semente de abacate deve ser controlada.