Foi em Janeiro de 2013 que Sam Edmonds conheceu Robindra Shorbod e os seus rapazes. Robindra é um pequeno parque que fica na parte Sudoeste de Dhaka, no Bangladesh, e que serve de casa a 10 meninos órfãos. Tal como muitos meninos de rua espalhados pelo mundo fora, estes rapazes pedem na rua por dinheiro, recolhem contentores de plástico para vender como lixo reciclável e fazem o que podem para comer e sobreviver. Mas o mais espantoso é que toda a comida que conseguem encontrar é partilhada não apenas entre eles, mas também com os 10 cães que eles foram adoptando ao longo do tempo.
Sam conheceu-os enquanto se encontrava em Dhaka para o Festival de Fotografia Chobi Mela e com eles passou uma semana, a aprender as suas rotinas e métodos de sobrevivência. No final dessa semana, Sam usou a sua câmara para aquilo que faz de melhor: tirar fotografias dos rapazes e captar, em imagens estáticas, a essência destes miúdos e da relação que têm com os seus companheiros de quatro patas. Como Sam diz “Em cada um destes retratos, os rapazes de Robindra são indivíduos autónomos. Mas juntos eles tornam-se membros de uma família. Uma família de duas espécies e membros de cada espécie que foram postos de lado numa das maiores cidades do mundo. Estes retratos mostram a força, resiliência e, acima de tudo, a camaradagem entre estes meninos órfãos e os cães que eles adoptaram.”

Fotografia de Sam Edmonds

Fotografia de Sam Edmonds

Fotografia de Sam Edmonds

Fotografia de Sam Edmonds

Fotografia de Sam Edmonds

Fotografia de Sam Edmonds

Fotografia de Sam Edmonds

Fotografia de Sam Edmonds
Sam não lhes disse para pousarem para a fotografia. Eles simplesmente “entraram na fotografia com o seu companheiro favorito e o obturador começou a disparar. O que estes retratos mostram é a abilidade destes miúdos – tão economicamente privados – brilharem como um exemplo de companheirismo entre estas duas espécies.”
Os lucros obtidos obtidos através da venda destes retratos serão direcionados para o financiamento de um segundo projecto sobre os Rapazes de Robindra e apoiar a Obhoyaronno – a Fundação do Bem-estar Animal do Bangladesh – em 2016.
Para ficar a conhecer mais projectos do fotógrafo, não deixe de visitar a página-web com o seu nome.