Quem vive, ou já viveu, em locais mais remotos e fora de grandes centros urbanos sabe que a electricidade não é um bem tão seguro quanto estamos acostumados.
A pensar nisso, um grupo de amigos nas Filipinas criou um inovador candeeiro que não precisa de electricidade, nem de qualquer tipo de combustível químico, para funcionar. Tudo o que precisa é de água salgada! Se vive perto da costa, pode simplesmente colocar água do mar; mas se vive numa zona mais remota e sem acesso a água salgada, pode produzir a sua própria solução salina, ao misturar um copo de água e duas colheres de sal.
SALt (Sustainable Alternative Lighting, como se diz em inglês) é uma maravilha da engenharia, que pode impactar milhões de vidas ao redor do mundo. Este candeeiro pode iluminar até 8 horas de luz branca e com alta potência e vem até equipado com uma entrada USB, pelo que poderá carregar o seu telemóvel sem qualquer problema.
Actualmente está a ser usado em cerca de 7000 ilhas da região das Filipinas. Para todos aqueles que habitam a zona esta inovação é absolutamente necessária, já que não envolve custos elevados e potenciais riscos para a saúde como acontece com geradores a gasolina, lamparinas de petróleo ou velas potencialmente perigosas. Este candeeiro é perfeitamente seguro, porque não contém qualquer tipo de componente que possa causar incêndios. Nele é usado o princípio cientifico por detrás das células Galvânicas, a base para a produção de baterias, transformando os electrólitos numa solução salina e não-tóxica.
Para saber mais sobre este produto, ou fazer uma encomenda, consulte o site do SALt.
Fotografias retiradas do site e da página do facebook do produto.