Heróis

Eles puseram um quadro com notas de 1 dólar perto de uma praia. Mas não esperavam o que aconteceu a seguir.

video

Tire o que precisar. Dê o que puder.

Este foi o lema adoptado por um grupo de amigos que decidiram colocar um quadro de cortiça num passadiço, com uma série de notas de 1 dólar e com a frase “Tire o que precisar. Dê o que puder.”

Eles fizeram várias previsões do que iria acontecer, mas nunca esperaram ver o que veio a acontecer.

Como o vídeo não tem legendas, deixamos-lhe aqui uma tradução livre do vídeo (que só começa a partir dos 42 segundos):

“Nós estamos a caminho da praia de Mission, temos este pequeno projecto em que pensámos e temos esta tábua que diz “Tire o que precisa. Dê o que puder”. Vamos prender uma série de notas de 1 dólar nela e esperamos que, não sei, todos temos ideias diferentes do que vai acontecer.

Esperamos que algumas pessoas tirem algumas [notas] e que depois outras achem que é uma boa ideia e ponham 1 dólar, 5 dólares e assim. Esperamos que dure muito tempo!

San Diego, Califórnia, Praia de Mission

Começou com 20 dólares; duplicou em 45 minutos.

“Isto está a ser muito diferente do que imaginámos, o que é fixe, mas esperemos que apareça alguém que precise de alguns dólares e os tire. É para isso que cá está!”

“Põe o cérebro mesmo a mexer… Faz-nos mesmo pensar o que é que se passa ali. Vê-se todo aquele dinheiro ali a esvoaçar e faz a cabeça pensar, quantas pessoas estão aqui a fazer a coisa certa. Sim, eu sou bastante pobre, se fosse rico punha ali uma nota de 100 dólares só para ver a reacção das pessoas. Quero dizer, sou rico mentalmente, mas não sou rico fisicamente.”

“Pus 20 dólares, talvez. Mas isso não é muito, essa é a questão. Nunca ninguém ficou falido por dar aos outros. Assim que me apercebi do que dizia pensei “As pessoas precisam, meu! Há pessoas por aqui que precisam, definitivamente.”

“Não quer tirar alguns dólares para si?”

“Não muito, porque há tantas outras centenas de pessoas que precisam mais do que eu. Desde que eu tenha a minha saúde mental e uma refeição para amanhã, eu estou bem. Eu não sou ganancioso. Ganância é provavelmente uma das piores coisas que se pode ter. Destrói amizades, casamentos, amor, amizade, destrói muita coisa. Confiança e amizades valem mais do que ouro.”

“Pessoas têm uma base. Sabe, eu trabalho todos os dias e eu não posso pagar as contas.”

“Para que é que precisa destes dólares?”

Para pagar as nossas contas.

“As contas? Que contas?”

“Eléctrica.”

“A sério? Onde vive?”

“Em (…)”

“16, 17, 18. Toma meu, aqui está a renda. Tudo o que tem que fazer é amar o próximo e ter boas conversas!”

“Óptimo, óptimo, óptimo!”

“Dê-me um abraço irmão.”

“Sabe como pode fazer o meu dia, tipo fazer a minha vida? Fazer o meu dia tipo da maior maneira? Continue a ser um pai fantástico. Esse é o maior presente que me pode dar. Isso é a minha maior alegria na vida, é ver bons pais. É a maior cena do mundo.”

“Eu acho que ele está a fazer um bom trabalho nisso.”

“Isso vale, literalmente, tudo!