Heróis

Ela devolve sorrisos e cabelos às meninas que os perderam na luta contra o cancro.

Qualquer criança gosta de sonhar com as personagens dos seus desenhos animados favoritos. E poder ser uma dessas personagens, nem que seja por um dia, é como um sonho tornado realidade.

A pensar nisso, e nas dezenas de casos de crianças que conheceu ao longo da sua carreira, esta enfermeira de oncologia, dedicou-se de corpo e alma a um projeto que traz essa fantasia para perto de meninas que perderam o cabelo nas sessões de quimio e radioterapia.

perucas-de-princesas-crianças-com-cancro

[Lily] Fotografia do The Magic Yarn Project

Quando a sua melhor amiga descobriu que a filha, com apenas 2 anos, tinha um linfoma, Holly Christensen percebeu que podia ajudar Lily a manter a sua moral em alta. “Sabendo quão difícil seria para ela perder os seus lindos caracóis loiros, fiz-lhe uma peruca da Rapunzel com fios de lã.” A peruca, feita com a técnica do crochê, foi depois enfeitada com diversas flores e borboletas coloridas. E Lily estava, e sentia-se, radiante!

[Lily] Fotografia do The Magic Yarn Project

[Lily] Fotografia do The Magic Yarn Project

Depois de publicar os resultados da primeira peruca na sua página do facebook, Holly foi “inundada com respostas por todo o país – de mães que queriam estas perucas para as suas meninas que tinham cancro.”. Por isso, decidiu fazer mais perucas e, com elas, trazer um pouco de alegria e esperança às crianças que estão a passar por um processo tão complicado como este. Foi então que nasceu o The Magic Yarn Project (Projeto Fios de Lã Mágicos, em português).

Cada peruca é feita à medida da criança e baseada na sua princesa preferida. A base de cada peruca é um barretinho de crochê, todo feito com fios de lã macia, dada a sensibilidade que a pele acaba por criar durante o processo de quimioterapia.

Como a própria diz “Trazer um pouco de magia para um tempo tão complicado das suas vidas é tão gratificante. É quase igualmente gratificante e mágico conhecer pessoas que querem ajudar.”

Para dar resposta aos inúmeros pedidos e fazer chegar esta magia a mais pessoas, Holly publicou as instruções para fazer os barretinhos, na página oficial do projeto. Os vídeos instrucionais para a produção das perucas ainda não estão disponíveis, mas serão publicados futuramente.

Uma vez que as perucas são totalmente gratuitas, e o trabalho é todo feito por voluntários que se juntaram ao projeto, Holly criou também uma página no GoFundMe, onde se podem fazer donativos de diversos valores.

Para ajudar a criar mais sorrisos destes vale pena, não acha?