Emoções

E se este fosse o seu carro? Qual seria a sua reação?

video

“Em Portugal 6 em cada 10 condutores admitem já ter estacionado em cima de um passeio ou de uma passadeira.”

Assim começa o novo anúncio da Associação Salvador, existente em Portugal há mais de 10 anos. Esta Associação é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que actua na área da deficiência motora.

Os condutores apanhados em flagrante neste vídeo são na verdade atores contratados, mas a mensagem é clara: aquilo que a eles lhes aconteceu em ficção pode acontecer a qualquer um de nós, no dia-a-dia.

Mais importante ainda: aquilo que aconteceu ao Salvador neste vídeo, acontece dezenas de vezes por dia a portadores de deficiências físicas que dependem de cadeiras de rodas e outros meios para se movimentarem. Não podendo passar pelas vias apropriadas e criadas para o efeito, estas pessoas são obrigadas a contornar e, possivelmente, a arriscar a sua vida passando por estradas movimentadas, ou locais de difícil acesso que os podem fazer cair.

Por isso fica o apelo. Da próxima vez que se vir na situação em que “preciso mesmo de parar em cima deste passeio, mas só são cinco minutos e tenho os quatro piscas” pense em quantos Salvadores você não estará a pôr em risco. Não poupe nos seus passos, se isso obrigar alguém a arriscar os dele.