Curiosidades

E eis que se produz a primeira alface no espaço!

scott_kelly_astronauta_salada

A alimentação orgânica e de produtos naturais tem sido cada vez mais uma preocupação das pessoas. O conhecimento dos efeitos nocivos dos alimentos industrializados, faz com que mais e mais pessoas se preocupem em comer produtos frescos, provenientes de hortas ou cultivos orgânicos.

Mas essa preocupação já chegou ao espaço! É isso mesmo, ao espaço. A NASA estreou-se, há poucos dia, com uma refeição na qual constaram os primeiros vegetais criados e colhidos a bordo da Estação Espacial Internacional. Esta não foi a primeira vez que se cultivaram produtos no espaço, mas até este domingo esses vegetais tinham sido sempre recolhidos para análise e nunca antes comidos.

Partes desta alface roxa foram, como dantes, recolhidos para análise, mas o resto fez parte da refeição da tripulação, que não escondeu o seu entusiasmo nas redes sociais.

Este vegetal foi criado através do sistema Veggie Plant Growth, que permite o cultivo de vegetais em sistema aeropónico. Plantas cultivadas em sistemas aeropónicos são plantas que estão isoladas num recipiente onde não têm qualquer contacto com sólo e onde precisam de muito menos água e fertilizantes. Como estão num ambiente isolado, também não têm pestes que as ataquem, pelo que não precisam de pesticidas.

estacao_espacial_saladaAlém de providenciarem refeições saudáveis aos astronautas, estas plantas ainda lhes dão algo divertido para fazer, durante as longas missões na estação. Boa ideia não é?

Fotografias das páginas do Twitter de Intl. Space Station e Scott Kelly.