Inspirações

De refúgio de pombos, a mini-apartamento que mais parece um barco. Curioso? O vídeo explica.

video

Quantas vezes não pensou já “Ai, não tenho espaço para nada nesta casa!”? A falta de espaço em casa é, para a maioria das pessoas, um problema real – que está obviamente relacionado com o consumismo desmesurado que se tem vindo a viver desde há umas décadas para cá.

Com técnicas minimalistas, designers conseguem criar divisões aparentemente mais amplas e com mais luz, o que dá imediatamente a ideia de mais espaço à casa, no geral.

Mas se precisa de inspiração para modificar o seu espaço, não vá mais longe: conheça a história de Christian Schallert e de como ele transformou uma antiga casa para pombos, num dos mais divertidos – e espaçosos – mini-apartamentos, no coração de Barcelona.

Quando ele não está a cozinhar, a vestir-se ou a dormir, o apartamento de apenas 24m2 parece basicamente vazio. Isto porque toda a sua mobília está escondida e tem de ser “construída” quando precisa de ser usada. Mas a construção não é nada complicada. Na maior parte dos casos envolve apenas puxar uma fivela ou abrir uma porta, para ter acesso àquilo que precisa.

Apesar do desenho do apartamento não ter sido feito por Christian, mas sim pela arquitecta Barbara Appolloni, ele diz que a inspiração usada pela arquitecta foi uma mistura das mobílias de carácter prático e facilmente arrumáveis dos barcos, com as linhas clean das casas japonesas.

Actualmente, Christian já não vive no apartamento, já que o vendeu para com esse dinheiro investir na abertura de um pequeno hotel na mesma cidade.

Toda a história de Christian, bem como outros exemplos de mini-casas, pode ser vista no documentário “We the tiny house people”.