Emoções, Heróis

Cria de elefante colapsada numa estrada é salva pela manada, que bloqueia a passagem dos carros.

video

Sabe-se hoje em dia que os elefantes têm uma estrutura social marcada dentro dos seus grupos e que apresentam comportamentos sociais relativamente semelhantes aos dos humanos, em determinadas situações. Por exemplo, quando um elefante morre e é encontrado pela manada, os restantes membros do grupo rodeiam-no, inspeccionam-no e cobrem-no de terra e folhagens, como que a fazer o seu funeral. Da mesma forma, o elefante mais próximo ao falecido segue depois a manada à distância por uns dias, numa espécie de luto.

O mesmo tipo de cuidado e atenção para com os membros da família acontece aquando do nascimento das crias. As mães, tias e avós seguem de perto os recém-nascidos, ajudando-os com as pernas ainda bamboleantes e com as primeiras mamadas, que por vezes são bastante complicadas para os jovens elefantes.

O vídeo apresentado mostra precisamente o momento em que um bebé, possivelmente nascido há poucas horas, atravessa uma estrada com a manada e colapsa no meio da travessia. Perante a queda, uma imponente fêmea de elefante bloqueia a passagem dos carros, enquanto tenta movimentar o bebé com as patas. A ela juntam-se vários outros elefantes que ajudam a conter o trânsito e a levantar a cria.
Depois de alguns minutos o filhote consegue levantar-se e acompanhar a manada em segurança para fora da estrada.

A filmagem foi feita no Kruger Park, um parque nacional situado na África do Sul, e foi publicada no youtube pelo próprio parque, através do canal Kruger Sightings.
Artigo original no Mashable
Foto: Captura de tela do vídeo