Saúde e bem-estar

Com as aulas a começar, uma excelente ideia para pais e filhos manterem a sua saúde mental.

video

Hoje em dia é comum ouvirmos falar de desportos como a yoga ou de técnicas de relaxamento como a meditação. Provavelmente no seu grupo de amigos encontrará alguém que faz, ou pelo menos já experimentou, uma destas modalidades. E de facto a consciencialização do público em geral para estas questões da nossa vida e de nossa saúde tem vindo a crescer nos últimos anos.

Não foi só a yoga e a meditação que passaram a fazer parte do vocabulário (quase) quotidiano. Também questões relacionadas com educação, como o bullying, os distúrbios de aprendizagem e a dificuldade de concentração, têm sido tópicos de conversa, debates, estudos e, principalmente, preocupação da maior parte da população.

Não é que antes não existisse nenhuma dessas coisas. A yoga e a meditação são técnicas milenares e o bullying e as dificuldades de aprendizagem sempre existiram e sempre preocuparam pais e professores. Simplesmente não havia a consciencialização que há hoje em dia para estas questões. E é precisamente por isso que não há melhor altura do que agora para pôr sobre a mesa uma nova questão: porque não ensinar às crianças as técnicas de relaxamento e meditação que tantos adultos procuram hoje em dia? Talvez, se as crianças souberem dominar essas técnicas, se tornem adultos mais calmos, mais empáticos e, no geral, mais pacíficos.

Pelo mundo fora já há várias escolas que iniciaram essas mesmas práticas no terreno escolar e, todas elas, com excelentes resultados.

O vídeo apresentado foi gravado por Julie Bayer Salzman e o seu marido com a ajuda do seu filho, colegas e membros da família. Depois do vídeo ter sido produzido, a escola das crianças foi mais uma das que introduziu meditação no currículo dos alunos. Segundo Julie “O filme é totalmente improvisado. O que as crianças dizem é baseado puramente em seu próprio entendimento de emoções difíceis, e como eles lidam com elas através da respiração e meditação.”.

Para mais informações sobre meditação, relaxamento e treino da mente pode visitar a página Buda Virtual ou o seu canal do youtube.