Inspirações

Aplicação amiga do ambiente promete horas de diversão para a pequenada, enquanto poupa dinheiro aos pais.

Os brinquedos das nossas crianças são cada vez mais voltados para as tecnologias e produzidos com plástico. Quando um brinquedo se estraga, é hábito da maior parte dos pais comprar um novo brinquedo para substituir o antigo que se estragou, enchendo os aterros sanitários com toneladas de plástico, metal e outros produtos nocivos para o ambiente.

Mas com a consciencialização ambiental a tomar um dos papéis centrais nas preocupações de pais e educadores, e com a ajuda da internet e das novas tecnologias, era apenas natural que surgissem aplicações, programas ou iniciativas que conduzam ao “voltar às origens”: reduzindo, reciclando e reinventando o que já existe.

reciclagem2

Fotografia de Maxacali

É precisamente esse o objectivo da Eco Toys – uma aplicação criada pela Maxacali. O intuito deste aplicativo – dividido em 10 volumes diferentes – é servir como material de apoio a professores, pais, crianças e outros interessados, no qual são explicadas diferentes técnicas de reciclagem, reutilização e reinvenção de objectos do dia-a-dia para os transformar nos mais variados brinquedos. Tudo isto, enquanto se fomenta a criatividade e se protege o meio-ambiente!

reciclagem4

Fotografia de Maxacali

De continhas feitas de papel de jornal, a jogos, passando por carrinhos ou animais, nesta aplicação pode encontrar um pouco de tudo. E os materiais de trabalho são também variados – e a custo zero! Copos de iogurte, garrafas de plástico, embalagens de cartão ou os famosos rolos de papel higiénico, tudo serve para criar longos momentos de diversão, carregadinhos de imaginação!

reciclagem3

Fotografia de Maxacali

Para começar a explorar este mundo de reinvenção e proporcionar horas de diversão aos seus filhos, alunos, sobrinhos ou netos, basta ir à loja da Google Play e baixar cada um dos volumes da aplicação, sem qualquer custo. Por agora a aplicação está disponível apenas para sistema Android, mas os fabricantes pensam expandir para Windows e iOS num futuro próximo.