Curiosidades

Alguma vez viu uma aranha dançar? O ritual de acasalamento desta espécie é dos mais cómicos que já viu!

video

Estas são aranhas-pavão, em ritual de acasalamento. Nesta espécie, o macho faz uma dança para atrair a fêmea, levantando o seu abdómen e mostrando as suas chamativas cores.

Estas aranhas tão peculiares foram estudadas por Madeline Girard, da Universidade da California, cujo objetivo era traduzir e catalogar os rituais de acasalamento destes animais. Para isso, Madeline criou uma plataforma, feita com um anel de ponto cruz e collants de nylon esticados, onde as aranhas tinham um bom suporte para desenvolver o ritual. A consistência do “sólo” permite aos investigadores descodificarem as vibrações emitidas pelos machos, que são recebidas pelas fêmeas através de uns pelos especiais que cobrem as suas patas.

As fêmeas foram presas no seu lugar por uma cera amovível, inofensiva para a sua saúde, apenas para evitar que atacassem os machos, como tantas vezes fazem quando estão descontentes com a sua demonstração.

O significado da dança e das alterações de movimentos consoante a sub-espécie ainda está por descobrir, bem como a justificação deste tipo de demonstração, em detrimento de algo mais prático – construir ninhos – ou viril – uma simples disputa onde ganha o mais forte – como acontece na maior parte das espécies animais. A investigadora sugere que a dança possa ser uma demonstração das qualidades genéticas destes animais ou, apenas, a emissão de sinais atrativos que chamem a atenção das fêmeas.

Qualquer que seja o significado deste ritual, chamou certamente a nossa atenção!