Inspirações

A sua casa pode agora tornar-se mais amiga do ambiente, com uma simples alteração do telhado!

telhas_fotovoltaico

Hoje em dia é cada vez mais usual ouvirmos falar de arquitectura ou decoração de interiores que aliam a estética à ecologia. Isso passa, na maioria das vezes, pela escolha de materiais sustentáveis, extraídos da própria natureza – sem com isso danificar ecossistemas.

E os painéis fotovoltaicos já são utilizados na construção de casas desde há algum tempo. O problema destes painéis é que são inestéticos e, na maioria das vezes, demasiado grandes para simplesmente ficarem “escondidos”, o que faz com que as pessoas se privem a usá-los mais frequentemente.

instruções_telhadoMas a solução para esse problema está a chegar, graças a duas empresas italianas que desenvolveram uma telha cerâmica onde está embutido um sistema fotovoltaico, composto por 4 células e os respectivos fios, que ficam debaixo do telhado. Estas empresas são a Area Industrie Ceramiche e a REM, e esta tecnologia ganhou o nome de Tegola Solare.

De acordo com as informações dadas pelas empresas estas telhas serão capazes de gerar 3kw de energia numa área equivalente a 40m2, ainda que a área de telha que capta a luz solar possa variar de acordo com as necessidades de cada imóvel. E a instalação segue os mesmos moldes que a instalação de qualquer telhado.

Parece bom demais para ser verdade? De facto é, e a desvantagem está no preço, que ainda é muito superior ao de um painel fotovoltaico convencional.

Mas em Itália a construção de telhados utilizando este sistema tem vindo a aumentar – particularmente em Veneza – e já há outras empresas, noutros países, a desenvolverem telhados do mesmo género.

Com tempo, esperemos que esta técnica se torne mais usual e, em consequência, mais barata para que todos possam ter acesso a uma forma de produção de energia mais sustentável e amiga do ambiente.

Fotografia e imagens retiradas do folheto de apresentação da REM.