Curiosidades

A Lego planeia reinventar os seus tijolos de plástico, sem usar plástico!

[bctt tweet=”A nossa missão é inspirar e desenvolver os construtores do futuro.”]

lego-708088_1280

A empresa dinamarquesa Lego ficou conhecida, desde os anos 60, pelos seus tijolos de plástico coloridos que chegam a durar várias gerações. O plástico de que são feitos é extremamente durável, fazendo com que não seja necessária substituir as peças regularmente – o que provavelmente significaria um lucro para a empresa muito maior do que o que já fazem!

Mas esta preocupação é, na nossa opinião, mais uma prova da consciência ambiental da empresa, que aliás tenta desde há alguns anos reduzir a quantidade de embalagens e fez já investimentos em parques eólicos. No ano passado a Lego rescindiu a sua parceria com a Shell – companhia petrolífera – e agora volta a surpreender ao anunciar que irão produzir novos tijolos, feitos com materiais sustentáveis, até 2030.

[bctt tweet=”No ano passado a Lego rescindiu a sua parceria com a Shell.”]

O investimento feito pela empresa ronda 1 bilião de dólares para o Centro de Materiais Sustentáveis da Lego, na Dinamarca. O principal objetivo deste valor é encontrar e implementar alternativas sustentáveis, para o qual estarão a trabalhar 100 novos especialistas.

Ainda não se sabe ao certo qual será esse “material sustentável”, nomeadamente por não haver definições oficiais que conduzam a pesquisa. Contudo, a empresa criou uma série de critérios que terão de ser respeitados de forma a considerarem um material sustentável: “um impacto mais leve do que o material que substitui, em termos ambientais e sociais, como o uso de recursos fósseis, o respeito pelos direitos humanos e as alterações climáticas.”

lego-349955_1280

A organização do Centro de Materiais Sustentáveis será estabelecida entre 2015 e 2016, e espera-se que inclua funções satélite em diversas zonas do planeta.

A nossa missão é inspirar e desenvolver os construtores do futuro. Nós acreditamos que a nossa maior contribuição seja através da criação de experiências lúdicas criativas para as crianças. O investimento anunciado é uma prova da nossa contínua ambição para deixarmos um impacto positivo no planeta, que as gerações futuras irão herdar.” – declara Kjeld Kirk Kristiansen, dono do grupo Lego.

[bctt tweet=”O investimento é prova da nossa contínua ambição para deixarmos um impacto positivo no planeta.”]

lego-286232_1280

“Está claramente de acordo com a missão do Grupo Lego e em linha com o lema do meu avô, e fundador deste grupo, Ole Kirk Kristiansen: ‘Só o melhor é bom o suficiente.'”

Fotografias de Efraimstochter, PublicDomainArchive e White77