Saúde e bem-estar

5 ingredientes para o cabelo perfeito. Ter um cabelo bonito e saudável só depende de si.

A saúde do seu cabelo não depende apenas do tipo de shampoo que usa ou da frequência com que o lava. Na verdade, talvez mais importante do que os produtos que usa no cabelo, é a comida que ingere.
Sugerimos-lhe em seguida cinco tipos de alimentos cuja ingestão ajuda o seu cabelo:

1. Mirtilos: Os mirtilos são algumas das frutas mais saudáveis que possa comer. Todo o tipo de bagas – como os morangos, as amoras e os mirtilos – contêm antioxidantes, que são essenciais para combater os radicais livres no seu corpo. Além disso os mirtilos contêm um dos mais baixos índices glicémicos – o que é perfeito para pessoas com problemas de peso ou diabetes – além de serem muito ricos em vitamina C, que é muito importante para a saúde do seu cabelo, dado que fortalece os folículos capilares do seu couro cabeludo.

2. Salmão selvagem: ao contrário do salmão de aquacultura, o salmão selvagem está carregado de óleos ómega-3, que o nosso corpo não consegue criar sozinho e que são essenciais para um cabelo bonito e um coro saudável. O salmão também é uma excelente fonte de proteína, um nutriente essencial para um cabelo forte e rico.

3. Ostras: As ostras são ricas em zinco, que ajuda a prevenir a quebra do cabelo e a descamação do couro cabeludo. Se não gostar de ostras, pode substituí-las por bifes de vaca e ovos, que são também uma excelente fonte de proteína e de zinco.

4. Legumes de folha verde: Os espinafres, a couve, a acelga e os bróculos são sempre bons para a saúde porque contêm ferro, beta-carotenos, vitamina C e folato – tudo nutrientes que ajudam a manter o cabelo lustroso e cheio de brilho.

5. Abacates: O abacate já é um alimento muitas vezes aplicado nos produtos de higiene capilar, pois ajuda a reparar cabelos estragados, a prevenir a sua queda e até a promover o crescimento do cabelo. Mas os benefícios não aparecem só por passar abacate no cabelo. Ao ingeri-lo, estará também a ingerir vitamina B e E, que são importantes para fortalecer o cabelo e prevenir a sua queda. Os abacates são ainda ricos em Ómega-3, antioxidantes, vitamina C e K e folato.

Se já tínhamos boas razões para comer alimentos naturais e manter uma dieta saudável, estes argumentos inspiram certamente até os mais adeptos da comida de plástico.

Fotos de Kaboompics e RyanMcGuire

Artigo original na MNN