Heróis

Apesar de ter ficado órfão aos 6, ele tem um objectivo de vida: recolher 33000 sorrisos.

video

Jaden Hayes é um menino com 6 anos de idade que, no início deste ano, perdeu subitamente a mãe quando ela morreu durante o sono. Aos 4, Jaden já tinha passado pelo mesmo, quando o seu pai faleceu. Mas no seu pragmatismo de criança Jaden diz, e com muita razão, “qualquer pessoa pode morrer. Qualquer pessoa!”. E apesar das trágicas perdas que sofreu, ele não perdeu o sorriso e, aliás, faz questão de o devolver àqueles que o perderam.

A sua missão começou pouco depois de perder a mãe, quando já estava ao cuidado da tia, Barbara. Um dia ele chegou a casa e disse-lhe que estava farto de ver toda a gente triste e perguntou-lhe se ela podia comprar alguns patinhos e dinossauros de borracha, “daqueles que fazem as pessoas sorrir”, diz ele.

Com esses brinquedos em mão, Jaden e a tia passeiam-se por diferentes áreas da cidade onde vivem – Savannah, na Georgia, EUA – e sempre que vêem alguém a quem falta um sorriso, entregam-lhe um dos bonequinhos.

“Para que é isto?” pergunta a maioria das pessoas.

“Para que sorria.” responde-lhes Jaden.

Além de um sorriso, o menino não espera nada em troca, apesar de receber muitos abraços. Até agora já recolheu mais de 500 sorrisos, e tem como objectivo conseguir arrancar 33000 até ao final deste ano.