Saúde e bem-estar

14 formas simples de se manter fresco nas noites de verão, sem usar o ar-condicionado. (parte II)

(continuação deste artigo)

8. Durma em baixo.bed-399498_1280

Visto que o ar quente sobe, quanto mais baixo conseguir dormir, menos quente será o ar à sua volta. Num apartamento de piso único isto significa baixar a altura a que está o seu colchão, mas numa casa de dois ou mais andares pode mesmo mudar-se para o piso mais baixo – ou até para a cave!

 

9. Pendure a roupa.

Não, não lhe queremos dar trabalho desnecessário, ainda mais em dias quentes. Mas se pendurar um lençol molhado em frente a uma janela – ou porta – aberta, a circulação do ar rapidamente fará com que a temperatura do quarto desça ligeiramente.

wash-380830_128010. Arrefeça os pés.

Os nossos pés são uma das áreas do corpo mais sensível à temperatura. Por isso, ao arrefecer ou aquecer os pés, o resto do seu corpo vai descer ou aumentar a sua temperatura geral. Antes de dormir, molhe as suas meias e coloque-as no congelador por uns minutos. Em seguida calce-as e deite-se. A redução da temperatura corporal vai ser imediata.

11. Desligue todos os aparelhos.

Os aparelhos electrónicos ligados à corrente gastam energia, mesmo que estejam “desligados”. Ao gastarem energia, produzem calor que é precisamente o que queremos evitar. Por isso, assim que já não precisar de um aparelho, desligue-o da corrente para minimizar a quantidade de aparelhos que produzem energia em sua casa. Não só vai sentir a redução na temperatura, como na conta da electricidade!

floor-214819_128012. Volte às origens.

Quando a temperatura estiver mesmo muito alta, troque o seu colchão de molas ou espuma por um orgânico, de bambu ou palha. Estas superfícies naturais podem não ser tão confortáveis, mas retêm menos o calor do que um colchão normal.

13. Aposte nos grãos.

Para preparar compressas frias, encha uma meia com arroz ou trigo sarraceno, ate-a na ponta e coloque-a no congelador durante pelo menos uma hora. Depois coloque-as nos pontos de pulsação, já mencionados no ponto 6 deste artigo.

14. Use álcool.

Misture partes iguais de álcool etílico e água numa garrafa com aspersor e vá pulverizando sempre que necessário. Evite o contacto com a cara, especialmente os olhos e a boca.

Fotografias de Jing, kropekk_pl e PublicDomainPictures.