Saúde e bem-estar

14 formas simples de se manter fresco nas noites de verão, sem usar o ar-condicionado. (parte I)

Nas noites quentes de verão é, por vezes, impossível dormir bem. O suor, e a agitação provocada pelo mal-estar, mantêm-nos acordados ou com um sono inquieto – o que produz ainda mais calor! Por isso deixamos-lhe uma lista de sugestões muito simples, e para as quais não tem de gastar uma fortuna em ar-condicionado.

Nota: a maioria dos truques apresentados não o manterão frio a noite toda, mas serão o suficiente para a sua temperatura corporal baixar o suficiente para que consiga adormecer. Enquanto dorme a sua corporal é, de qualquer forma, mais baixa pelo que não deverá precisar de muito mais – a menos que viva no meio do deserto!

woman-690152_12801. Sinta o frio polar.

Uns minutos antes de dormir, coloque os seus lençóis e panos de cama no congelador. Para evitar transferências de cheiros, sugerimos que coloque os textéis dentro de um saco de plástico selado. Depois só tem de se deitar – de preferência depois de um banho frio – e cobrir-se com os lençóis gelados.

2. Uma solução, para várias estações.

Este truque serve para os verões quentes e os invernos frios: Compre um dos famosos “sacos de água quente”. No inverno, aqueça água e coloque-a dentro do saco minutos antes de se deitar. No verão, encha-o de água e coloque-o no congelador umas horas antes de ir dormir. Quando se deitar, só tem de o colocar perto dos seus pés para regular a restante temperatura corporal. (O método é o mesmo para ambas as estações, só a temperatura da água é que muda, consoante a necessidade.)

bedroom-413706_1280

3Durma sozinho.

Pois é, noites quentes de verão não significam noites quentes de amor. Pelo menos para quem se quer manter fresco! Dormir sozinho é uma das formas mais eficazes de reduzir a temperatura no quarto porque, com o contacto corporal a temperatura geral aumenta, tornando a cama quente, pegajosa e desconfortável, em vez do oásis de frescura que procurávamos.

4. Faça como a velha-guarda.

Ainda é do tempo em que os frigoríficos eram apenas caixas térmicas com pedaços de gelo dentro delas? É que este truque vem directamente desse tempo: numa tigela pouco funda, coloque tantos cubos de gelo quantos tiver em casa e posicione-a em frente de uma ventoinha. A brisa que sai da ventoinha irá conduzir até si pequeníssimas partículas de água que se vão concentrar na superfície do gelo à medida que este derrete, funcionando como um verdadeiro ar-condicionado.

É preciso ter especial atenção ao realizar este método para evitar que o gelo derretido se entorne, causando o risco de curto-circuito se entrar em contacto com os circuitos eléctricos da ventoinha.

laundry-706621_12805. Durma como os egípcios.

Sim, no Nilo eles sabiam como lidar com o calor! E o método era simples: antes de dormir, mergulhe os seus lençóis em água fria, escorra o excesso de água e deite-se, cobrindo-se com eles. Para evitar que o colchão se molhe, pode colcar uma capa impermeável debaixo do lençol que usa para cobrir a cama.

6. Arrefeça os pulsos.

Se precisa de arrefecer rapidamente, esfregue um cubo de gelo em pontos de pulsação, como os pulsos, pescoço, interior dos cotovelos, virilhas, tornozelos e atrás dos joelhos.

7. Encha os tanques.water-791235_1280

E não nos referimos aos tanques da casa, mas sim aos seus. Beba um copo de água fresca mesmo antes de se deitar. Não só a temperatura da água o fará sentir-se automaticamente mais fresco, como também evita a desidratação, que pode acontecer em noites onde sua muito. Mas atenção, não beba muita quantidade, para evitar acordar a meio da noite para ir à casa de banho.

 

Fotografias de Unsplash, JayMantri, bykst, Kaboompics_com e RyanMcGuire.